sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Cooperação

Cooperação


Cooperar é saber trocar valores, é saber compartilhar informações, pois o conhecimento é o único que se multiplica enquanto se divide, nós seres humanos somos verdadeiramente egoístas na qual não existe nenhuma forma de cooperação pura. A cooperação embora seja vista como interação entre grupo não passa de uma forma individual e não coletiva. Por outro lado a cooperação pressupõe também que os indivíduos se preocupem com que os outros pensem e agem no coletivo também, proporcionando assim um maior desenvolvimento e progressão do coletivo e por consequência do individual também. A colaboração pode ser usada como ferramenta pedagógica na qual nós educadores devemos incutir nos educandos o respeito mútuo, a solidariedade, a ensinar a viver juntos e aprendermos juntos, respeitando os valores de cada indivíduo com a finalidade de adquirir a autonomia que não se aprende para o momento, mas sim para a vida.

Para Piaget o desenvolvimento intelectual e moral só ocorre através da cooperação, pois dela derivam o respeito mútuo e a autonomia, enquanto a coação, como um processo que supõe relação de subordinação, impede que exista uma reciprocidade de ações e sentimentos, impossibilitando à criança a construção das estruturas mentais operatórias necessárias à conquista da autonomia, imprescindível à formação e à consolidação do mundo democrático.

Cooperarmos é termos uma visão holística, de um todo, uma visão que vai além da sala de aula e uma visão sem uma tarefa, um objetivo é apenas um sonho. Um objetivo, tarefa sem uma visão, é somente um trabalho árduo. Mas, uma visão com um objetivo pode mudar o mundo”. Quando falo que trabalhar pedagogicamente – cooperação, é uma função de “ser educador”, onde cada um e cada uma são considerados mestres-aprendizes, com-vivendo a descoberta de si mesmos e do mundo, através do encontro com os outros, diante de situações-problema que os desafiam a encontrar soluções cooperativas para o sucesso de todos e para o bem-estar Como-Um.

É uma pedagogia viva, que deve acontecer em vários momentos da aprendizagem com vários obstáculos que acontece no decorrer da caminhada, por quem caminha é uma jornada de realização exterior para promover a transformação interior da pessoa e de todo o grupo.







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