terça-feira, 9 de novembro de 2010

Projeto: Influências das Mídias na EducaçãoE.E.B. “ REGENTE FEIJÓ” PROJETO: PROFESSORA FRANCIELLA E PROFESSOR OSNI. TEMA: A Influência da Mídia na E

E.E.B. “ REGENTE FEIJÓ”
PROJETO: PROFESSORA FRANCIELLA E PROFESSOR OSNI.


TEMA: A Influência da Mídia na Educação.

SUBTEMA: Mídia-Educação, possibilidades e desafios envolvendo a matemática e a Tecnologia na práxis interdisciplinar.


“Se somos pessoas abertas, as utilizaremos para comunicar-nos mais, para interagir melhor”. Se formos pessoas fechadas, desconfiadas, utilizaremos as tecnologias de forma defensiva, superficial. Se formos pessoas autoritárias, utilizaremos as tecnologias para controlar, para aumentar o nosso poder. O poder de interação não está fundamentalmente nas tecnologias, mas nas nossas mentes".
(Moran, 2001)


1.INTRODUÇÃO
Com o passar dos anos, vemos a tecnologia ganhar cada vez mais espaço no mundo, especialmente nas escolas, por este motivo cabe a nós professores trabalharmos com nossos educandos em sala de aula, pois é nas escolas que os mesmos ampliam o conhecimento comum para o científico, e a Mídia vem influenciando na educação historicamente, trazendo consigo aspectos positivos e negativos, cabendo ao professor se adequar a realidade na qual está inserido, e são esses aspectos da influência da Mídia na Educação que nos fazem repensar a nossa prática, utilizando a tecnologia como um recurso para enriquecer as aulas, mostrando para o educando os caminhos que ele deve seguir, tanto na disciplina de matemática quanto qualquer outra disciplina do currículo. Como diz “Freire: Educar para a Vida” esse é o papel fundamental do professor!
1.1 Colocação do problema.
No mundo em que vivemos, passamos por diversas transformações sociais, culturais e até então tecnológicas. E a Mídia vem acompanhando essas mudanças, desde a utilização de pulseirinhas que afrontam a moral das crianças, quanto a utilização de vestimentas ou “marcas-moda” que movem a economia mundial, até a violência nas escolas que ao passar dos anos está aumentando cada vez mais. Portanto temos a necessidade de acompanhar essas mudanças e evoluções mostrando o caminho certo que nossos educandos devem seguir. Uma vez que as mesmas são de total importância para o progresso de um indivíduo numa sociedade.


1.2 Justificativa
A intenção de se desenvolver uma investigação nessa área se justifica em mostrar e conhecer a influência que a Mídia tem na educação e conseqüentemente atingindo regiões,estados, países e mundo, aproveitando dessa maneira a oportunidade em trabalhar áreas do conhecimento em específico a matemática para acompanhar a evolução e as transformações que ocorrem a todo momento, refletir sobre sua utilização e inserir recursos tecnológicos na educação matemática.
2.OBJETIVO GERAL

Analisar as possibilidades e desafios que a Mídia nos oferece para compreender e intervir na formação das identidades de crianças e jovens.

2.1.Objetivos Específicos:

- Analisar os aspectos positivos e negativos da Mídia como um fator fundamental que abrange a vida social;
- Estimular a mente das crianças e dos jovens com o uso de recursos midiáticos como: livros de Literatura Infantil e juvenil, vídeos, CD-rooms,computador e Mídias impressas como: jornais e revistas;
- Contribuir para o processo de ensino – aprendizagem, para que aconteça de maneira mais prazerosa;
- Promover aulas mais criativas, motivadoras e dinâmicas;
- Envolver os alunos para as novas descobertas;
- Proporcionar aos mesmos: autonomia, curiosidade, cooperação e socialização;
- Aumentar de maneira satisfatória a qualidade de ensino e conseqüentemente da aprendizagem;
- Levar o educando a compreender o sentido implícito e explícito das informações oferecidas pela Mídia;
- Expandir o acesso a informação, sabendo discernir o que é “humanamente certo e errado” perante a sociedade e o que de fato é importante pra mim, me fazendo crescer enquanto “ser humano”;
- Analisar e pesquisar tais recursos midiáticos a fim de estabelecer dados estatísticos e apresentá-los graficamente;
- Conhecer e aprender a calcular de punho próprio e através do uso da tecnologia diversos cálculos matemáticos;
- Ultrapassar limites tradicionais.


3. METODOLOGIA

A metodologia empregada na elaboração deste projeto de pesquisa será feito através de uma pesquisa analítica, buscando fontes secundárias, como: textos escritos, leis e pareceres sobre a problemática apresentada, visando a análise da realidade local. Este projeto propiciará conscientizar a comunidade escolar para buscar melhorar a educação incorporando as novas tecnologias no processo educativo de seus alunos e filhos.
Utilizaremos como ferramenta principal os recursos midiáticos, tanto os implícitos quanto os explícitos para iniciarmos nossos estudos com os educandos.
O projeto será realizado na disciplina de matemática e Informática, com os educandos de Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio.
Os procedimentos utilizados serão: entrevistas com os educadores, educandos e pais e/ou responsáveis, utilização da sala informatizada para tais pesquisas, análise da vida social do educando( horário de assistir TV, qual a atividade que o mesmo pratica quando os pais e/ou responsáveis estão trabalhando, quais as preferências pela Leitura do educando, todas as atividades serão envolvidas cálculos para um maior entendimento do assunto abordado, buscar compreender a formação da identidade do educando através da Mídia.

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